Forensic Toolbox: Proposta de kit forense educativo

  • Luís Souto Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Filipa Tavares Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Helena Moreira Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Ricardo Fidalgo Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Rosa Pinho Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Alcina Mendes Agrupamento de Escolas de Ílhavo
  • Lúcia Pombo Centro de Investigação “Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores”, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Educação em Ciências de cariz CTS, Euro4Science, Kit de Ciências Forenses para a Educação em Ciências

Resumo

No âmbito do projeto Euro4Science foi criado um kit forense educativo que propõe diversas atividades experimentais atrativas, que inclui os principais tópicos: Biodiversidade, Ciências Químicas
e Identificação Individual Humana. O kit forense educativo está projetado para ser utilizado pelos alunos do secundário sob supervisão dos professores. Baseado num guião que explora casos forenses, os estudantes irão dispor de diferentes materiais com os quais poderão realizar diversas atividades aplicando métodos forenses e relacionando essas atividades com os conteúdos programáticos de disciplinas curriculares, como
Biologia, Química, Física e Matemática. Estes materiais educativos visam também proporcionar aos professores recursos de ensino inovadores que apoiem as suas iniciativas de transformação das práticas, visando desenvolver abordagens de ensino que motivem os alunos e lhes proporcionem oportunidades para aprender a pensar de forma científica e crítica, explorando inter-relações ciência – tecnologia – sociedade (CTS). Os guiões e os kits educativos produzidos no âmbito do projeto Euro4Science pretendem contribuir
para que os professores criem contextos interessantes para o ensino de tópicos de ciência e tecnologia, valorizando e realizando trabalho multidisciplinar com os seus pares, com vista ao desenvolvimento de abordagens de ensino que proporcionem aos alunos a familiarização com formas de pensamento científico, assim como dinâmicas de trabalho colaborativo e de debate. O kit forense educativo foi projetado e testado no laboratório de Genética Forense da Universidade de Aveiro (conceção, planeamento e otimização) e posteriormente validado por professores e alunos em contexto escolar.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos