O tema sociocientífico biodiversidade nas situações de aprendizagem do currículo do estado de São Paulo

  • Everton Joventino da Silva Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Palavras-chave: Biodiversidade, Currículo, Situações de Aprendizagem

Resumo

No contexto mundial o Brasil ocupa colocação privilegiada no que diz respeito à biodiversidade. Neste cenário destaca-se a importância da inclusão do tema biodiversidade no currículo escolar, preparando os cidadãos para a preservação de nossos recursos naturais. Nas discussões de temas relacionados com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o tema sociocientífico biodiversidade se faz presente. A compreensão de documentos oficiais sobre o tema sociocientifico biodiversidade é de fundamental importância para a formação de professores e de estudantes. Neste sentido, considera-se importante analisar o currículo oficial do Estado de São Paulo. Nesta pesquisa optou-se por analisar um dos materias que o compõe, o Caderno do Aluno, a fim de responder a seguinte questão: o tema sociocientifico biodiversidade é contemplado no Currículo do Estado de São Paulo? Se sim, de que modo é abordado? Nosso objetivo foi verificar como o tema sociocientífico biodiversidade é abordado no Caderno do Aluno, a fim de compreender a importância do uso desse recurso didático para as aulas de Biologia. O trabalho pautou-se pela pesquisa documental. Foram analisadas 47 situações de aprendizagem presentes no Caderno do Aluno da disciplina de Biologia, disponibilizados aos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Os resultados possibilitaram identificar os aspectos do tema sociocientífico biodiversidade mais presentes nos materiais analisados, bem como constatar que as situações de aprendizagem carecem de complementações a fim de contemplar outros aspectos relacionados ao tema, para que professores e estudantes possam desenvolver discussões e ações mais amplas e críticas acerca do tema.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Silva, E. J. da, & Maciel, M. D. (2016). O tema sociocientífico biodiversidade nas situações de aprendizagem do currículo do estado de São Paulo. Indagatio Didactica, 8(1), 1682-1696. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11883
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos