O tema sociocientífico “Uso e abuso de substâncias psicoativas” e o seminário como estratégia de ensino para uma educação CTS

  • Thais de Cássia Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Pedro Miranda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Universidade de São Paulo
Palavras-chave: CTS, drogas, ensino de Química

Resumo

Este trabalho discute uma intervenção didática sob a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com o tema sociocientífico “uso e abuso de substâncias psicoativas” para o ensino de Química, utilizando como estratégia de ensino o Seminário em grupo. Foi utilizada a modalidade pesquisa-ação numa abordagem qualitativa, objetivando verificar possíveis contribuições do Seminário para o ensino de química com enfoque CTS. O Seminário, assumido em uma perspectiva de educação CTS, mostrou-se estratégia didática favorável à participação do estudante de forma ativa no processo ensino-aprendizagem, à valorização do papel de mediador do professor, à promoção de uma educação voltada à cidadania e à participação social.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Oliveira, T. de C., Junior, P. M., & Marques, A. C. T. L. (2016). O tema sociocientífico “Uso e abuso de substâncias psicoativas” e o seminário como estratégia de ensino para uma educação CTS. Indagatio Didactica, 8(1), 1627-1643. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11833
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos