Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
Resumo
Este artigo surge no contexto do mestrado profissionalizante em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Aveiro, mais particularmente, durante a PES - Prática de Ensino Supervisionada realizada na EASR - Escola Artística Soares dos Reis (Porto).
Durante esta experiência, como observador atento de duas turmas (11ºano) na disciplina de Desenho A, foi possível constatar essencialmente falta de atenção/concentração dos alunos a quando da observação e, refletida na posterior representação de um determinado modelo.
Com base nesta constatação gerou-se a problemática assente no sentido do tato como ferramenta essencial de aumento de atenção, questionamento e perceção dos alunos e, que facilitassem a representação do real através do desenho. A principal preocupação em intervir, como docente, foi através de exercícios onde essa sensorialidade, reflexão e construção de sentido fosse uma atuação constante e, que conduzisse o processo à “procura individual” do conhecimento e comunicação gráfica do mundo envolvente.
Globalmente, o corpo deste artigo aborda e sintetiza alguns processos e dados obtidos da evolução do desempenho gráfico focado em sinapses possíveis entre os sentidos da visão e tato.
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