Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real

  • Rui Alexandre Universidade Lusíada Norte; CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitectura; Design I2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
  • Inês Guedes de Oliveira Universidade de Aveiro; ID+ Centro de Investigação de Design, media e Cultura
Palavras-chave: desenho, visão, tato, perceção, representação

Resumo

Este artigo surge no contexto do mestrado profissionalizante em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Aveiro, mais particularmente, durante a PES - Prática de Ensino Supervisionada realizada na EASR - Escola Artística Soares dos Reis (Porto).
Durante esta experiência, como observador atento de duas turmas (11ºano) na disciplina de Desenho A, foi possível constatar essencialmente falta de atenção/concentração dos alunos a quando da observação e, refletida na posterior representação de um determinado modelo.
Com base nesta constatação gerou-se a problemática assente no sentido do tato como ferramenta essencial de aumento de atenção, questionamento e perceção dos alunos e, que facilitassem a representação do real através do desenho. A principal preocupação em intervir, como docente, foi através de exercícios onde essa sensorialidade, reflexão e construção de sentido fosse uma atuação constante e, que conduzisse o processo à “procura individual” do conhecimento e comunicação gráfica do mundo envolvente.
Globalmente, o corpo deste artigo aborda e sintetiza alguns processos e dados obtidos da evolução do desempenho gráfico focado em sinapses possíveis entre os sentidos da visão e tato.

Publicado
2018-07-27
Como Citar
Alexandre, R., & Oliveira, I. G. de. (2018). Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real. Indagatio Didactica, 10(2), 31-44. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11275
Secção
Acontece