Planear com alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade – contributo para o desenvolvimento do sentido de número

  • Lina Fonseca Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Sandra Leal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Palavras-chave: sentido de número, planear, orçamentar, comunicar, argumentar

Resumo

Envolver alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico em tarefas matemáticas que os interessem e contribuam para desenvolver o seu sentido de número, aliado à fluência procedimental, mas também à compreensão dos conceitos, é um desafio constante para os professores. Neste estudo pretendeu saber-se como desenvolver a competência de planear de alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Atendendo ao problema em estudo seguiu-se uma metodologia qualitativa e desenhou-se um estudo de caso. Os resultados mostraram que os alunos aprofundaram o sentido de número, desenvolveram a capacidade de comunicar e argumentar, tendo percebido as dificuldades em tomar decisões.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Fonseca, L., & Leal, S. (2018). Planear com alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade – contributo para o desenvolvimento do sentido de número. Indagatio Didactica, 10(4), 95-105. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11161
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática