“Planeta terra ou planeta água?” Uma abordagem à investigação e inovação responsáveis no âmbito da investigação polar com alunos do 2º ciclo do ensino básico

  • Marta Espírito-Santo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Projeto IRRESISTIBLE, Investigação e Inovação, Responsáveis, Exposição interativa, Investigação Polar

Resumo

O projeto IRRESISTIBLE surge com o objetivo de envolver professores, alunos e o público no processo de Investigação e Inovação Responsáveis através da implementação dos módulos concebidos pelas Comunidades de Aprendizagem do projeto, os quais implicam os alunos no desenvolvimento de exposições sobre temas científicos “de ponta”. Estas exposições, entendidas como iniciativas de educação junto de outros cidadãos procuram ser motores de ativismo em que alunos e professores participam numa ação comunitária sobre temas sociocientíficos e sócioambientais controversos, motivando o envolvimento de outros. A investigação tem como finalidade identificar as potencialidades educativas da construção de artefactos didáticos e as competências desenvolvidas nos alunos através da pesquisa, seleção de informação e posterior construção de artefactos didáticos na disciplina de Ciências Naturais do 2.º ciclo do Ensino Básico e ainda avaliar o impacto da exposição interativa construída na comunidade escolar. Os dados foram recolhidos através de dois questionários, tendo sido efetuada uma análise de conteúdo e uma análise estatística assim como uma análise de conteúdo dos artefactos construídos pelos alunos. Os resultados permitem verificar que a construção de artefactos didáticos para a criação de uma exposição interativa possibilita a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da literacia científica, na aquisição de conhecimentos relacionados com as zonas polares e nas implicações das consequências ambientais a nível local e global. De uma forma geral, a comunidade escolar considerou que a exposição promoveu a reflexão e a interatividade entre os participantes.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos