Abordagem CTS na elaboração de material didático de química por professores: relato de uma experiência com uma equipe multidisciplinar

  • Susan Bruna Carneiro Aragão Universidade de São Paulo; Sistema Mackenzie de Ensino
  • Mônica Huguenin de Araújo Faria Universidade Estadual de Campinas; Sistema Mackenzie de Ensino
Palavras-chave: Ensino de Química, Implementação de abordagem CTS, Material didático

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato sobre como a abordagem CTS foi utilizada na elaboração do livro didático de química para a 1a série do Ensino Médio, para um público de alunos de 14 a 15 anos, de um sistema de ensino brasileiro. A elaboração e revisão de originais foram feitas por uma equipe multidisciplinar de professores. Essa equipe elaborou uma base crítica para análise da produção a partir de uma proposta educacional, dos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasileiros e de temas sócio-científicos apropriados para o desenvolvimento dos conteúdos obrigatórios no currículo de química. A obra produzida foi organizada em quatro unidades temáticas, cujos sub-temas foram distribuídos em três capítulos. Foi publicada em 2014 e atualmente é utilizada em aproximadamente 200 escolas em 21 unidades federativas brasileiras.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Aragão, S. B. C., & Faria, M. H. de A. (2016). Abordagem CTS na elaboração de material didático de química por professores: relato de uma experiência com uma equipe multidisciplinar. Indagatio Didactica, 8(1), 1523-1538. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.10803
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos