Temas na pesquisa em ensino CTS brasileiro: um panorama

  • Fernanda Pontes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
  • Thiago Brañas de Melo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ; Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
Palavras-chave: Ensino, CTS, Panorama Brasileiro

Resumo

Desde o final da década de 1980, os temas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) começaram a entrar no ensino de ciências. No Brasil, somente na década 1990 CTS começou a se desenvolver no âmbito educacional. Durante este percurso, é de extremo interesse conhecer o que está sendo produzido em termos de pesquisa, não só para guiar os passos futuros, como também para facilitar a ponte entre a academia e a sala de aula. A presente pesquisa buscou identificar quais temas recorrentes da pesquisa educacional eram tratados no contexto de artigos de ensino CTS, e quais instituições estavam produzindo em cada tema. Analisamos um total de 146 artigos de ensino CTS publicados em 26 periódicos brasileiros de visibilidade. Nestes artigos foram buscados eixos temáticos de importância em CTS, bem como foram catalogadas as instiuições que participaram declaradamente da publicação. Elencamos 5 eixos de maior aparição (valores, decisão, ética,
cidadania e currículo) e 7 instituições que se destacaram nas publicações. Analisamos através de redes sociais as interações entre estas instituições através dos temas selecionados. Diferenças no padrão de publicação em cada tema, e a importância destas diferenças se mostraram relevantes no nosso contexto. Destacamos o crescimento da área, os benefícios das colaborações interinstitucionais e a importância de cada tema mais expresso, principalmente a preocupação com a inserção no currículo das preocupações CTS.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos