Uma Hermenêutica sobre a Compreensão da Investigação Matemática na Educação Matemática Segundo Professores em Formação

  • Paulo Wichnoski Faculdade de Ampére – FAMPER
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa, Hermenêutica, Investigação Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumo

O artigo é uma extensão da pesquisa de mestrado de Wichnoski (2016), construída sob a postura fenomenológico-hermenêutica. Naquele momento escrutinaram-se três categorias e uma delas diz sobre os modos de compreender a Investigação Matemática na Educação Matemática. É sobre esta categoria que o presente artigo lança luzes com o objetivo de explicitar, hermeneuticamente, os aspectos que podem ter delineado a compreensão exposta na pesquisa supracitada. Num exercício hermenêutico concluímos que aspectos históricos, pedagógicos e estruturais (no que tange ao programa de formação), a constituição profissional do formador do professor, lacunas existentes na própria teoria de Investigação Matemática e a ausência de uma comunidade consolidada que trate desse tema podem ter influenciado o modo pelo qual a compreensão tem se revelado.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Wichnoski, P., & Klüber, T. E. (2017). Uma Hermenêutica sobre a Compreensão da Investigação Matemática na Educação Matemática Segundo Professores em Formação. Indagatio Didactica, 9(4), 261-277. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.970
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática