Das conceções dos estudantes ao desenvolvimento da competência matemática: um percurso com sentido em Organização e Tratamento de Dados

  • Adriana Ferreira Ferreira Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Dárida Fernandes Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Palavras-chave: Gráficos, aprendizagem contextualizada, tecnologias, aprendizagem significativa, comunicação matemática

Resumo

Em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolveu-se, na área da Matemática, uma unidade didática no domínio de Organização e Tratamento de Dados (OTD). Esta intervenção aconteceu numa turma de 6.º ano de escolaridade envolvida num projeto de âmbito social denominado “Qualificar para Incluir”, iniciativa que foi utilizada para contextualizar o conhecimento matemático. No desenvolvimento das aulas, recorreu-se ao conhecimento prévio adquirido pelas crianças sobre este tópico e ao uso da tecnologia (telemóvel, computador, projetor, videograma) para registar e refletir sobre as produções que estas desenvolveram autonomamente. As referidas estratégias, juntamente com a contextualização e o acompanhamento individualizado, resultaram numa motivação intrínseca adicional e, especialmente, numa participação ativa da turma ao longo de um percurso de aprendizagem definido, tendo existido produções reveladoras de aprendizagens com mais sentido e significado para a criança. Deste modo, tudo indica que esta proposta didática se apresentou como adequada e consistente na construção mais sólida do edifício matemático do estudante.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Ferreira, A. F., & Fernandes, D. (2017). Das conceções dos estudantes ao desenvolvimento da competência matemática: um percurso com sentido em Organização e Tratamento de Dados. Indagatio Didactica, 9(4), 247-260. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.967
Secção
Tecnologias da informação em educação