Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)

  • Vânia Carlos Universidade de Aveiro
  • António Moreira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Geojogos digitais, Aprendizagens situadas, Aprendizagens significativas, Comunidades Virtuais de Prática e de Aprendizagem, Design Centrado no Utilizador

Resumo

Perante a relevância atual do desenvolvimento da literacia espacial e face às potencialidades proporcionadas pelas geotecnologias, apresenta-se o OriGami, um geojogo em desenvolvimento na Universidade de Muenster, no âmbito do projeto Erasmus+ ENAbLE. O Projeto envolve alunos na liderança de uma comunidade de prática e de aprendizagem visando a integração pedagógica do OriGami, concebido e desenvolvido com base em princípios de Design Centrado no Utilizador (DCU), dando voz aos alunos e, por intermédio destes, aos seus professores. É apresentada a dinâmica da referida comunidade, suportada por uma plataforma de trabalho colaborativo, e são referidos os instrumentos de recolha de dados que permitem a monitorização do potencial de integração pedagógica do OriGami. Apontam-se como principais aspetos a desenvolver futuramente, relativamente ao OriGami, o aprofundamento das possibilidades de feedback dado ao professor sobre as aprendizagens dos alunos, ao mesmo tempo que se multiplicam os elementos de gamificação, possibilitando ao aluno uma experiência de jogo mais agradável.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Carlos, V., & Moreira, A. (2017). Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE). Indagatio Didactica, 9(4), 193-209. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.742
Secção
Tecnologias da informação em educação