Tecnologias áudio visual e sua aplicabilidade no ensino de procedimentos de enfermagem

  • Jonas Torres Carvalho Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
  • Paula Rogéria da Silva Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
  • Ivandira Anselmo Ribeiro Simões Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
  • Maria Alice Torres Santiago Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
Palavras-chave: Procedimentos de Enfermagem, Vídeos educativos, Metodologias ativas

Resumo

Objetivo: O presente estudo abarca como objetivo identificar a visão dos acadêmicos de enfermagem quanto à importância da aplicabilidade de recursos audiovisuais frente ao ensino de procedimentos de enfermagem.Metodologia: Estudo de natureza qualitativa com abordagem exploratória, descritiva e transversal realizado com 22 acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz situada em Itajubá-MG. Resultados: 86,36% pertencentes ao gênero feminino, média de idade 24,18 (DP±7,53), 81, 81% solteiros, 22,72% elaboraram e produziram um vídeo educativo sobre banho de aspersão, transferência e curativo do paciente, 95,45% participaram da atividade atuando durante o vídeo, média de tempo gasto para realizar a atividade de 2 dias, ou seja, 27,27% e 63,63% afirmaram não achar difícil desenvolver a atividade. Quanto aos resultados evidenciados por meio da pergunta norteadora, elencaram-se as ideias centrais: Foi bom, aprimorei meus conhecimentos e habilidades; Foi bom de grande valia; Foi difícil, Experiência inovadora, com resultados positivos. Conclusão: O uso de metodologias ativas como a produção de vídeos foi significante para o ensino dos acadêmicos de enfermagem.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Carvalho, J. T., da Silva, P. R., Ribeiro Simões, I. A., & Torres Santiago, M. A. (2017). Tecnologias áudio visual e sua aplicabilidade no ensino de procedimentos de enfermagem. Indagatio Didactica, 9(4), 179-191. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.739
Secção
Tecnologias da informação em educação