As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios?

  • Natividade Santos Universidade do Porto; Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Fernando Rodrigues Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa
  • Paula Quadros-Flores Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação
Palavras-chave: bibliotecas escolares online, ambientes construtivistas de aprendizagem, redes de aprendizagem

Resumo

Vivemos uma era que exige mudanças no modo de comunicar, de relacionar e de estar no mundo. Uma era que nos conecta e disponibiliza um manancial de possibilidades gratuitas que permitem ao utilizador da Internet ser um consumidor e um produtor, integrar redes de aprendizagem e aceder a informações relevantes na vida de qualquer cidadão. As bibliotecas escolares estão atentas a esta realidade, mas como respondem a tal desafio? Este artigo analisa páginas online de bibliotecas escolares na região metropolitana do Porto. Foram adotados parâmetros adaptados de Cremades Garcia e Jiménez García (2013) para compreender o dinamismo das bibliotecas escolares online. Os resultados mostram que a resposta das Bibliotecas Escolares (BE) tem em conta o seu público alvo, pelo que existe uma correlação positiva aparente entre a tipologia de escola (Básica, Secundária e Básica e Secundária) e o modo como estas desenham as suas páginas Web. Porém, ainda se encontram num processo de transformação para responder às exigências atuais, pois são mais espaços repositórios e menos espaços de construção pelos utilizadores, pelo que se levantam questões e se propõem orientações de modo a contribuir para esta fonte de mudanças que envolve a educação em geral.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Santos, N., Rodrigues Silva, F., & Quadros-Flores, P. (2017). As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios?. Indagatio Didactica, 9(4), 147-160. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.730
Secção
Tecnologias da informação em educação