Introdução da Educação a Distância no contexto do ISCED-Huíla (Angola)

  • Yola Filomena Ferreira Marinheiro Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla; Instituto Superior Politécnico da Universidade Katiavala Bwila
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: ISCED-Huila, Distance Education, Higher Education, eLearning, bLearning, Information and Communication Technologies

Resumo

Este estudo teve como finalidade identificar o potencial e averiguar os principais problemas da introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, em Angola, tendo em atenção as principais vertentes desta problemática: institucional, pedagógica, tecnológica e operacional. No enquadramento teórico, procuramos sistematizar a relevância do conceito de educação a distância no contexto do ensino superior em África, tendo como foco principal Angola. Do ponto de vista metodológico foram adotados dois procedimentos: o “Estudo de Caso”, uma vez que pretendíamos diagnosticar o estado atual da educação a distância no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla; e a “Investigação-ação”, dada a ambição de propor uma oferta educativa na modalidade de educação a distância que permitisse compreender, no terreno, de que forma esta modalidade seria aceite pela instituição e pelos estudantes. De uma forma global, chegamos à conclusão que há necessidade da instituição definir políticas e responsabilidades em relação à modalidade de educação a distância. Com base nos resultados alcançados perspetiva-se a criação de estratégias para o desenvolvimento da educação a distância nesta instituição, tendo em conta a formação dos docentes e estudantes, condições tecnológicas e a construção de infraestruturas de comunicação que possibilitem a implementação da educação a distância com suporte das TIC.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Ferreira Marinheiro, Y. F., & Ramos, F. (2017). Introdução da Educação a Distância no contexto do ISCED-Huíla (Angola). Indagatio Didactica, 9(4), 121-145. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.727
Secção
Tecnologias da informação em educação