Desafios de docentes universitários brasileiros sobre didática da oralidade na formação do professor de Português

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Formação docente, Licenciatura em Letras-Português, Ensino-aprendizagem da oralidade, Discurso do formador

Resumo

A formação de professores no Brasil vem se modificando com o passar dos anos, sobretudo em função das contribuições das Ciências da Educação e dos documentos oficiais publicados no país que norteiam as práticas docentes e os currículos dos cursos de licenciatura. No entanto, ainda são várias as dificuldades enfrentadas por docentes universitários. No curso de Letras-Português, essa realidade não é diferente. Apesar dos vários avanços no processo formativo do futuro professor de Língua Portuguesa, trabalhar sistematicamente com alguns tópicos é desafiador. A didática da oralidade é um deles. Embora o desenvolvimento de competências da oralidade seja imprescindível no processo de Educação Linguística dos alunos na escola, a reflexão sobre didática da oralidade nos cursos de formação parece não ser tão simples assim. Considerando isso, este estudo tem por objetivo identificar as dificuldades dos formadores em relação a esta temática e os desafios a serem enfrentados para a realização de um trabalho efetivo quanto ao debate sobre o ensino-aprendizagem dos textos orais. Para tanto, foram entrevistados docentes universitários de duas Instituições de Ensino Superior situadas no nordeste brasileiro. Os dados apontam que as principais dificuldades estão em torno da ênfase em conteúdos específicos (concepção de oralidade, relação fala-escrita, características da fala, etc.) em detrimento de conteúdos pedagógicos como aspectos da transposição didática, estratégias de ensino, planejamento e avalição. O grande desafio, pois, é pensar a relação teoria-prática.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
dos Anjos Luna, E. Ávila. (2017). Desafios de docentes universitários brasileiros sobre didática da oralidade na formação do professor de Português. Indagatio Didactica, 9(4), 81-96. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.721
Secção
Supervisão