Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco

  • Jane do Carmo Machado Universidade Católica de Petrópolis
  • Maria Celi Chaves Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nuno Ricardo Oliveira Universidade Aberta
Palavras-chave: Formação de Professores, Planos de Educação, Literacia tecnológica

Resumo

O estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Machado, J. do C., Chaves Vasconcelos, M. C., & Oliveira, N. R. (2017). Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco. Indagatio Didactica, 9(4), 29-44. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.640
Secção
Avaliação em educação