A qualidade da educação em economia nas universidades portuguesas: como o perfil dos académicos se ajusta aos critérios previstos na acreditação

  • Margarida M. Pinheiro Aveiro Institute of Accounting and Administration, University of Aveiro (ISCA-UA)
Palavras-chave: Economia, docentes, ensino superior, garantia da qualidade, Investigação, Portugal

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de examinar como as caraterísticas dos académicos portugueses (relativamente ao género, à categoria profissional, ao tipo de contrato e vínculo contratual, aos graus académicos e às instituições que os concederam, à idade, à investigação científica produzida e à experiência profissional) se ajustam aos novos critérios de acreditação em vigor. Um estudo quantitativo sobre os dados obtidos no primeiro e, à data, único, censo nacional de acreditação de cursos, envolvendo 972 académicos em 14 instituições diferentes, foi realizado. O perfil que emerge dos académicos mostra que há áreas significativas a melhorar para se dar cumprimento aos critérios de acreditação da qualidade em curso. Este estudo apresenta também a vantagem de se poder constituir como referência capaz de ser utilizada (em termos comparativos) em estudos futuros.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
M. Pinheiro, M. (2017). A qualidade da educação em economia nas universidades portuguesas: como o perfil dos académicos se ajusta aos critérios previstos na acreditação. Indagatio Didactica, 9(4), 9-27. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.637
Secção
Avaliação em educação