Percepção dos participantes de um programa de atividades com uso de vídeo game em aulas de Educação Física

  • Fernanda Carolina Toledo da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Lígia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Exergames, Programa de Atividades, Aluno com Deficiência Física, Triangulaçao de Dados

Resumo

Os exergames podem ser considerados uma poderosa ferramenta educacional nas aulas de
Educação Física. Neste sentido, o obejtivo deste estudo foi identificar a opinião do professor de
Educação Física e dos alunos de uma turma do ensino fundamental, que era formada por alunos
com desenvolvimento típico e um aluno com deficiência física, sobre um programa de atividades
com uso do vídeo game. Participaram do estudo uma turma de 4º ano do ensino fundamental I,
de uma escola da rede municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo/Brasil, com
um aluno com paralisia cerebral matriculado e o professor de Educação Física que ministrava
aulas para esses alunos da turma com e sem deficiência. Foi elaborado e implementado um
programa de atividades com uso do video game. Os dados foram coletados por meio filmagem e
registro em diário de campo das aulas, entrevistas coletivas com os alunos ao final de cada aula,
entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com o aluno com deficiência
física, , os dados foram triangulados. Com a realização do programa, a partir da opinião do
professor de Educação Física, do aluno com deficiência física e de sua turma, concluiu-se que o
programa motivou os alunos e, além de incentivar, permitiu a participação de todos.

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Publicado
2017-03-13
Como Citar
Toledo da Silva, F. C., & Presumido Braccialli, L. M. (2017). Percepção dos participantes de um programa de atividades com uso de vídeo game em aulas de Educação Física. Indagatio Didactica, 9(3), 129-145. https://doi.org/10.34624/id.v9i3.631
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática