Um Projeto transversal de leitura: concretização e contributos

  • Carla Dimitre Alves Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Maria de Nazaré Coimbra Universidade Lusófona do Porto e ULHT
Palavras-chave: Projeto transversal de leitura, Português e Matemática, monodocência coadjuvada, ensino básico, investigação qualitativa

Resumo

O presente artigo pretende divulgar parte dos resultados da operacionalização de um Projeto,
realizado em monodocência coadjuvada, que focaliza o desenvolvimento de competências
transversais de leitura, nas disciplinas de Português e Matemática, de alunos do 1º Ciclo do Ensino
Básico (CEB). O estudo decorreu num agrupamento de Escolas do concelho de Gondomar, entre
2014/15 e 2015/16.
Trata-se de um estudo de caso avaliativo, de natureza qualitativa, com fontes e instrumentos de
recolha de dados qualitativos e quantitativos. O objetivo incidiu em averiguar até que ponto os
alunos do 1.º CEB desenvolvem melhores competências transversais de Língua, relacionadas com
a compreensão leitora, nas disciplinas de Português e Matemática, quando sujeitos ao Projeto
Aprender a Crescer (PAC). Os dados da investigação qualitativa foram tratados com o software
webQDA. A pesquisa comprovou que o Projeto influenciou o desenvolvimento de competências
transversais de Língua dos alunos, nas disciplinas de Português e Matemática, bem como mais
consciência dos professores acerca da compreensão da leitura e mais trabalho colaborativo,
desenvolvido entre professores e alunos.
A originalidade deste Projeto evidencia-se na prática da monodocência coadjuvada, com
reforço de trabalho colaborativo, em sala de aula, no decurso da concretização de estratégias
transversais de leitura no ensino básico.

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Publicado
2017-03-13
Como Citar
Alves, C. D., & Coimbra, M. de N. (2017). Um Projeto transversal de leitura: concretização e contributos. Indagatio Didactica, 9(3), 99-112. https://doi.org/10.34624/id.v9i3.625
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática