O processo ensino-aprendizagem em metodologia ativa: visão do professor no currículo integrado e por competência dialógica
Resumo
Tendo como contexto as mudanças no mundo do trabalho e na formação do enfermeiro, no
Brasil, sinalizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, em 2001, aponta-se a necessidade da
adoção de metodologias ativas na construção dos currículos. Objetivou-se analisar o processo
ensino-aprendizagem no currículo integrado e orientado por competência dialógica na visão
dos professores. Realizada pesquisa com abordagem qualitativa com 20 professores dos cenários
da Unidade de Prática Profissional (UPP), abarcando o Laboratório de Prática Profissional e
Apoio a Prática Profissional (APP), por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a Analise
de Conteúdo, modalidade temática na análise e interpretação dos dados. Identificamos dois
temas: a metodologia ativa a partir do cenário de prática e as potências e os desafios da prática
em metodologia ativa. Verificamos que os professores adotam a metodologia por meio do ciclo
pedagógico, na qual destaca-se a capacidade do facilitador ter habilidade na condução de
grupos no contexto pedagógico, de construir o processo de formação problematizando os
conteúdos a partir dos cenários de prática profissional, considerando as áreas de competência
do cuidado individual e coletivo, e a gestão para o cuidado. Para que essa prática ocorra
torna-se essencial a pactuação entre ensino e serviço para implementar o currículo integrado
e na matriz dialógica de competência. Destaca-se a necessidade de ampliar as investigações,
abordando as perspectivas dos usuários sobre os impactos dessa forma de construção de
conhecimento na comunidade.
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