Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na Formação Continuada de Professores do Ensino Médio no Brasil

  • Mara Denize Mazzardo Universidade Aberta (UAb)
  • Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre Universidade Aberta (UAb) Portugal
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Formação de Professores, Small Open Online Course, Recursos Educacionais Abertos, Ensino Médio

Resumo

Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.

Publicado
2017-07-26
Como Citar
Mazzardo, M. D., de Jesus Ferreira Nobre, A. M., & Mallmann, E. M. (2017). Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na Formação Continuada de Professores do Ensino Médio no Brasil. Indagatio Didactica, 9(2), 175-194. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.598
Secção
Tecnologias da informação em educação