Desafios da Implementação do Ensino Técnico Profissional à Distância em Moçambique

  • Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda Universidade Eduardo Mondlane
  • Lina Sara Hunguca de Chovano do Rosário Universidade Eduardo Mondlane
Palavras-chave: Ensino à Distância, Ensino Técnico Profissional

Resumo

Criar condições para expandir oportunidades de acesso à educação de qualidade em diferentes níveis de ensino, formar indivíduos com capacidade interventiva para o desenvolvimento socioeconómico, cultural e político do país e para o combate à pobreza absoluta, assim como preparar os alunos para a vida laboral constitui um dos principais desideratos do governo de Moçambique na área da educação. O Ensino Técnico Profissional afigura-se como uma das formas para materializar este desejo. E para garantir que maior número de cidadãos possa ter acesso a educação, o governo de Moçambique considera a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade de ensino viável. Tendo em vista a implementação de cursos à distância no ensino técnico profissional, o presente estudo, que é de carácter qualitativo e exploratório, tem como objectivo avaliar as condições existentes para a implementação da EaD no Ensino Técnico Profissional e identificar os desafios inerentes a qualidade dos cursos. Os resultados mostram que constituir a equipa de gestão do Ensino Técnico Profissional à distância; analisar as necessidades; formar os intervenientes; identificar a infra-estrutura física e equipa-la com recursos adequados; identificar os cursos a oferecer; adaptar os currículos do ensino presencial para a especificidade da EaD; produzir materiais de estudo e estabelecer um sistema de apoio ao estudante constituem alguns dos desafios a serem considerados antes da oferta de cursos técnicos profissionais através da modalidade de EaD.

Publicado
2017-07-26
Como Citar
Issufo Enoque Pondja Cherinda, N. A., & Hunguca de Chovano do Rosário, L. S. (2017). Desafios da Implementação do Ensino Técnico Profissional à Distância em Moçambique. Indagatio Didactica, 9(2), 155-174. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.595
Secção
Tecnologias da informação em educação