Mobile Learning: premissas da construção narrativa na produção de conteúdo multimédia em ebooks para crianças na era da convergência digital

  • Suyanne Tolentino de Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marianna Seixas Greca Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: mobile learning, convergência midiática, narrativas digitais

Resumo

O presente artigo traz o relato de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a construção narrativa do texto multimédia para aplicativos mobile no contexto da convergência digital. O texto traz a relevância e da adequação do ensino ao novo perfil cognitivo da criação em fase escolar em simultaneidade com os novos paradigmas de produção de mídia, educação e tecnologia. O artigo foi concebido a partir da análise da construção narrativa de dois aplicativos, “Frankie for Kids” e “O sétimo Gato”. No percurso metodológico de análise qualitativa foram desenvolvidos critérios de análise relacionados à adequação de livros multimédia aos novos padrões de comportamentos, expectativas e exigências dos estudantes divididos em três parâmetros: mobilidade de consumo, cultura participativa, usabilidade. O referencial teórico da pesquisa está dividido em dois eixos, um que aborda a Cultura Convergente e outro que trata da Construção de Narrativas. O estudo traz as características e premissas da linguagem do texto multimédia e retrata o novo contexto de integração multimédia gerado pela convergência digital.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2017-07-26
Como Citar
Tolentino de Souza, S., & Seixas Greca, M. (2017). Mobile Learning: premissas da construção narrativa na produção de conteúdo multimédia em ebooks para crianças na era da convergência digital. Indagatio Didactica, 9(2), 127-142. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.517
Secção
Tecnologias da informação em educação