Promoção da língua portuguesa: estudos na formação em ensino

  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Lusofonia, Língua Materna, Representações, Formação de profissionais da Educação

Resumo

As nossas vivências como docente do Ensino Superior, orientadora da prática pedagógica supervisionada e investigadora levaram-nos a tomar consciência de problemas decorrentes da imagem da língua portuguesa no mundo atual. Essa questão levanta-se com particular interesse no âmbito da Educação em Português, tendo em conta a influência que a imagem da língua materna veiculada através do seu ensino/aprendizagem pode ter sobre a forma como os cidadãos fazem uso dela na sua práxis social. Estas considerações levaram-nos à realização de estudos exploratórios (inspirados num estudomatriz) centrados na identificação de representações de educadores de infância e professores de vários níveis de ensino sobre o valor atual da língua portuguesa. Nesses vários estudos, que concretizámos com a colaboração de outros investigadores, recolhemos dados a partir da aplicação de um questionário (produzido no âmbito do estudo-matriz), que submetemos a análise de conteúdo, complementada por estatística descritiva (frequências absolutas e relativas), sempre que necessário. Neste texto, comparamos as representações dos três públicos inquiridos e concluímos que são semelhantes (apesar de incluírem profissionais da Educação em formação inicial e já no ativo) e que têm consequências importantes (e, por vezes, negativas) para o ensino/aprendizagem da língua materna, pelo que é urgente agir sobre elas no âmbito da sua formação.

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Publicado
2017-07-26
Como Citar
Sá, C. M. (2017). Promoção da língua portuguesa: estudos na formação em ensino. Indagatio Didactica, 9(2), 95-106. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.508
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática