Ideias sobre Educação Ambiental: um diálogo com estudantes de pós-graduação em uma Universidade Brasileira

  • Ana Rute Amadeu Santana Universidade Estadual de Maringá
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: meio ambiente, concepções, currículo, ensino superior, formação de professores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo diagnosticar e avaliar a construção de significados em Educação Ambiental no decorrer de um curso com pós-graduandos de mestrado e doutorado em Educação para a Ciências e a Matemática de uma universidade brasileira. A pesquisa foi de caráter qualitativo, na qual utilizamos como instrumento de constituição de dados, ilustrações, entrevistas, questionários semiestruturado e elaboração de propostas de projetos com base nos conhecimentos e concepções dos pós-graduandos construídas durante o curso. Inicialmente, os alunos apresentaram uma visão reducionista e tradicional de meio ambiente. No entanto, foram ministradas aulas expositivas e dialogadas durante um semestre letivo, as quais contemplaram os princípios teórico-práticos que norteiam a Educação Ambiental, e com discussões dentro do contexto sócio-político-cultural. Os resultados mostraram-se positivos em melhorar a concepção dos pós-graduandos acerca da temática ambiental. No entanto, concluímos que são necessários estudos mais densos, e em longo prazo, para construir uma concepção em uma dimensão mais
complexa e aprofundada da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, é relevante a inserção da ambientalização no curriculo acadêmico, atribuindo às instituições de Ensino Superior papel essencial na preparação de cidadãos responsáveis e formadores de uma sociedade democrática, justa, igualitária e sustentável que contemple as gerações futuras.

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Publicado
2017-07-26
Como Citar
Amadeu Santana, A. R., de Oliveira, A. L., & Obara, A. T. (2017). Ideias sobre Educação Ambiental: um diálogo com estudantes de pós-graduação em uma Universidade Brasileira. Indagatio Didactica, 9(2), 79-94. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.505
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática