Filosofia da práxis e suas contribuições no ensino de ciências: um ensaio experiencial que aproxima Gramsci e Tardif
Resumo
O artigo tem como objetivo promover reflexões sobre a Filosofia da Práxis e suas contribuições para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração as ações dos sujeitos envolvidos no ensino, cidadãos ativos no processo educativo. A pesquisa foi amparada pelos referenciais de Gramsci e Tardif na ideia da prática como componente dos saberes docentes plurais, estratégicos e necessários ao exercício do ensino. Tais fundamentos serviram-nos de base para que o ensino de Ciências ocorresse dentro de referenciais que assinalam os fenômenos naturais aliados às realidades vividas e experimentadas pelos sujeitos da educação. O objetivo residiu no reaprender a ver, a fazer e a experimentar o aprendizado da ação constante oferecida pela ciência, pelos acontecimentos que dela redundam e que se colocam na horizontalidade da vida e na prática refletida. Dessa forma, pesquisa e ação foram os maiores aportes que mobilizaram as letras desse artigo.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0