Filosofia da práxis e suas contribuições no ensino de ciências: um ensaio experiencial que aproxima Gramsci e Tardif

  • Valéria da Silva Lima Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Filosofia da Práxis, Ensino, Ciências Naturais

Resumo

O artigo tem como objetivo promover reflexões sobre a Filosofia da Práxis e suas contribuições para o ensino  de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração as ações dos sujeitos envolvidos no ensino, cidadãos ativos no processo educativo. A pesquisa foi amparada pelos referenciais de Gramsci e Tardif na ideia da prática como componente dos saberes docentes plurais, estratégicos e necessários ao exercício do ensino. Tais fundamentos serviram-nos de base para que o ensino de Ciências ocorresse dentro de referenciais que assinalam os fenômenos naturais aliados às realidades vividas e experimentadas pelos sujeitos da educação. O objetivo residiu no reaprender a ver, a fazer e a experimentar o aprendizado da ação constante oferecida pela ciência, pelos acontecimentos que dela redundam e que se colocam na horizontalidade da vida e na prática refletida. Dessa forma, pesquisa e ação foram os maiores aportes que mobilizaram as letras desse artigo.

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Publicado
2017-07-26
Como Citar
da Silva Lima, V., & Brandão dos Anjos, M. (2017). Filosofia da práxis e suas contribuições no ensino de ciências: um ensaio experiencial que aproxima Gramsci e Tardif. Indagatio Didactica, 9(2), 63-78. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.502
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática