Práticas educativas inclusivas mediadas pelas TIC

  • Simone Carvalho Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • André Campos Departamento de Informática e Matemática Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • António Moreira CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-0040-2811
  • Paula Santos CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-7898-8731
Palavras-chave: TIC, Educação Inclusiva, Revisão de literatura

Resumo

A educação inclusiva pressupõe uma escola democrática, onde todos têm o direito ao acesso e permanência na escola, respeitando-se a diversidade. Perceber, repensar e atender às diferenças de cada criança tem sido atualmente facilitado com o incessante e recorrente desenvolvimento de mais e mais tecnologias. A utilização das TIC disponibiliza amplas possibilidades de acesso para aqueles que se encontram à margem do processo educativo e pode-se configurar como mais-valia em salas de aulas inclusivas. No sentido de contribuir para a produção de conhecimento sobre essa temática, o presente artigo tem como objetivo sintetizar o conhecimento produzido na literatura científica sobre utilização das TIC na educação inclusiva. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com vista a responder à questão: Qual o cenário atual sobre a utilização das TIC na Educação Inclusiva? Para este fim foi realizada uma busca nas bases de dados Scopus, ERIC e Web of Science no mês de novembro de 2018, que apontou 16 artigos como resultado final, após o cruzamento das palavras-chave “ICT” e “Inclusive education”. Os resultados da utilização das TIC apontaram para a promoção da inclusão escolar e digital em pessoas com necessidades educativas especiais e adolescentes mulçumanas, bem como um número crescente dos estudos voltados para o uso das TIC na Educação Inclusiva.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-09-25
Como Citar
Carvalho, S., Campos, A., Moreira, A., & Santos, P. (2019). Práticas educativas inclusivas mediadas pelas TIC. Indagatio Didactica, 11(3), 219-233. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4960
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática