Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas

  • João Monteiro Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Universidade de Lisboa
Palavras-chave: e-learning, ensino superior, e-benchmarking, Instituições de ensino superior, método de Delphi

Resumo

Este estudo tem como principal foco, analisar os fatores de relevo associados à dimensão institucional no desenvolvimento de programas de e-learning no contexto do Ensino Superior. Em específico procura-se identificar os fatores organizacionais que potenciam e inibem o processo de desenvolvimento do e-learning, elegendo como campo de análise o ensino universitário e politécnico público português. Assumiu-se uma abordagem mista de recolha e análise de dados, estruturada em duas partes: (i) qualitativa, estabelecida através de um processo de revisão sistemática de literatura dos modelos de e-learning benchmarking, (ii) quantitativa, aplicandose o método de Delphi com um painel de 55 responsáveis institucionais e operacionais  pela área do e-learning. Os resultados do painel Delphi evidenciam um conjunto de fatores associados à dimensão organizacional que se identificam como mais relevantes no desenvolvimento e
implementação de projetos de e-learning, destacando-se de entre estes: a definição de uma estratégia institucional para e-learning, infraestruturas e sistemas de informação, suporte institucional, afetação de recursos de apoio, e o investimento no desenvolvimento profissional docente. As conclusões suportam ainda a necessidade de definição de modelos de governança para o e-learning bem como de políticas institucionais para a integração das tecnologias e do ensino online.

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Publicado
2017-07-26
Como Citar
Monteiro, J., & Pedro, N. (2017). Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas. Indagatio Didactica, 9(2), 27-48. https://doi.org/10.34624/id.v9i2.496
Secção
Avaliação em educação