Análisis de Contingencias y Redes Asociativas Pathfinder: herramientas para un estudio cualitativo de las dificultades en la enseñanza del Álgebra

Palavras-chave: Álgebra, Dificuldades, Pesquisa Qualitativa, Ensino - Aprendizagem de Matemática, Representação do conhecimento

Resumo

No presente trabalho é apresentada uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer as principais dificuldades no ensino e aprendizagem da Álgebra que se manifestam um grupo de 83 professores de Matemática em Honduras. Pediu-se a esses professores que escrevessem uma história na qual descrevessem sua experiência de ensino no aprendizado de matemática em geral e em álgebra em particular. Os dados foram analisados com o software de análise qualitativa webQDA, que permitiu identificar as principais categorias de análise. Utilizando a técnica de Análise de Contingência e o programa GOLUCA, utilizado em estudos de representação de conhecimento, uma apresentação gráfica dos dados foi obtida como uma Rede Associativa de Pathfinder. Os resultados destacam quais foram as dificuldades no ensino-aprendizagem que seus alunos indicaram, a relação com os fatores pessoais e a relação com os métodos de ensino utilizados. Acreditamos que esta metodologia de pesquisa pode fornecer dados com intervenção mínima do pesquisador, e pode ser aplicada a outros tópicos relacionados ao ensino em diferentes áreas e níveis de ensino.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-09-25
Como Citar
Palacios, L., García, L., & Carvalho, J. (2019). Análisis de Contingencias y Redes Asociativas Pathfinder: herramientas para un estudio cualitativo de las dificultades en la enseñanza del Álgebra. Indagatio Didactica, 11(3), 197-218. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4957
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática