Análise Textual Discursiva como método na pesquisa qualitativa: enfoque sobre a validação de categorias emergentes
Resumo
Este artigo é um recorte de tese que objetivou identificar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de universidades no Brasil, Portugal e Espanha. O itinerário deste artigo contempla uma finalidade intencionalmente didática de discorrer sobre as etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (fontes documentais e bibliográficas) com uso de questionários semiestruturados. Para delimitação de tema, analisaram-se as práticas pedagógicas dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) (onze do Brasil, seis de Portugal e uma, da Espanha, durante o primeiro semestre de 2017. Essa pesquisa justifica-se pela realização de quatro mapeamentos, em função de ser a prática pedagógica, a formação de professores e do uso das TDIC temas complexos. O uso da ATD propicia a obtenção de categorias emergentes. Essas categorias são cuidadosamente validadas e o processo é objeto de detalhamento neste artigo. Conclui-se, em relação ao objetivo da pesquisa realizada, que docentes pesquisados no Brasil referem-se à prática pedagógica dos professores em formação, enquanto Portugal e Espanha referem-se à própria prática docente realizada.
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