Análise Textual Discursiva como método na pesquisa qualitativa: enfoque sobre a validação de categorias emergentes

  • Marlúbia Corrêa de Paula Doutora em Educação em Ciências e Matemática
  • Lori Viali Professor Titular da Faculdade de Matemática e Professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) da PUCRS
  • Gleny Terezinha Duro Guimarães Doutora em Serviço Social na PUCSP e Pós-Doutora pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Professora Titular no Curso de Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT)
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Formação de Professores, Análise Textual Discursiva, Validação de Categorias

Resumo

Este artigo é um recorte de tese que objetivou identificar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de universidades no Brasil, Portugal e Espanha. O itinerário deste artigo contempla uma finalidade intencionalmente didática de discorrer sobre as etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (fontes documentais e bibliográficas) com uso de questionários semiestruturados. Para delimitação de tema, analisaram-se as práticas pedagógicas dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) (onze do Brasil, seis de Portugal e uma, da Espanha, durante o primeiro semestre de 2017. Essa pesquisa justifica-se pela realização de quatro mapeamentos, em função de ser a prática pedagógica, a formação de professores e do uso das TDIC temas complexos. O uso da ATD propicia a obtenção de categorias emergentes. Essas categorias são cuidadosamente validadas e o processo é objeto de detalhamento neste artigo. Conclui-se, em relação ao objetivo da pesquisa realizada, que docentes pesquisados no Brasil referem-se à prática pedagógica dos professores em formação, enquanto Portugal e Espanha referem-se à própria prática docente realizada.

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Publicado
2019-09-25
Como Citar
de Paula, M., Viali, L., & Guimarães, G. (2019). Análise Textual Discursiva como método na pesquisa qualitativa: enfoque sobre a validação de categorias emergentes. Indagatio Didactica, 11(3), 181-196. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4948
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática