Portfólio: uma ferramenta de avaliação formativa para o stricto sensu

  • Igor Iuco Castro-Silva Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral https://orcid.org/0000-0003-4815-6357
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral
Palavras-chave: Portfolio, Avaliação educacional, Saúde, Feedback formativo

Resumo

A avaliação do estudante nas profissões da saúde desempenha um papel importante na sua formação. O portfólio é apontado como método inovador de ensino-aprendizagem que permite fazer o registro das reflexões e impressões sobre uma disciplina ou um curso, favorecendo o aprendizado efetivo baseado nas experiências vivenciadas. Este estudo descritivo objetivou analisar a aplicação do portfólio na avaliação para aprendizagem de mestrandos em Biotecnologia. A amostra foi constituída por 11 portfólios executados como atividade obrigatória da disciplina de Didática do Ensino Superior, sendo aplicada aos documentos a análise do conteúdo de Bardin com categorização inicial e intermediária dos registros das percepções até determinar como categorias finais: a descrição e significância dos momentos temáticos e a postura crítico-reflexiva como aliada da possibilidade de aplicação prática da aprendizagem. O portfólio demonstrou ser um método de avaliação válido à disciplina, oportunizando ao contexto educacional criatividade, reflexão e interelação do conteúdo teórico com as atividades práticas propostas ao curso. Os resultados positivos alcançados com o portfólio sugerem estímulo ao protagonismo do estudante, ao aprendizado significativo e sua continuidade de uso.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-09-25
Como Citar
Castro-Silva, I., & Maciel, J. (2019). Portfólio: uma ferramenta de avaliação formativa para o stricto sensu. Indagatio Didactica, 11(3), 167-180. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4942
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática