Análise crítica de discurso: interações de crianças com futuros docentes

Palavras-chave: Criança, formação docente, análise crítica de discurso

Resumo

As experiências intersubjetivas nos encontros com crianças, partilhadas em aulas no ensino superior universitário, permitiram encorpar a formação psicológica para a prevenção de sofrimentos nos mais novos, expressos numa linguagem quotidiana. Como “opera” a Análise de Críticas do Discurso (ACD)? No domínio da interação dual, da criança com um futuro educador, a ACD patenteia o medo, a opressão ou a ira e as quotidianas tristezas. A mudança metodológica propiciada nesse paradigma para processos psicossociais de dominação e de exclusão de uma minoria, enfatiza a cultura na região Norte de Portugal. Importou-nos circunscrever tanto a palavra como o texto visual, o que teve como intenção uma busca de significados por estudantes universitários, sobre palavras soltas e figuras estáticas da criança. que vive e sente sensações, emoções e pensamentos, tantas vezes por exteriorizar.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-09-25
Como Citar
Cruz, J. (2019). Análise crítica de discurso: interações de crianças com futuros docentes. Indagatio Didactica, 11(3), 115-130. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4927
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática