Análise crítica de discurso: interações de crianças com futuros docentes
Resumo
As experiências intersubjetivas nos encontros com crianças, partilhadas em aulas no ensino superior universitário, permitiram encorpar a formação psicológica para a prevenção de sofrimentos nos mais novos, expressos numa linguagem quotidiana. Como “opera” a Análise de Críticas do Discurso (ACD)? No domínio da interação dual, da criança com um futuro educador, a ACD patenteia o medo, a opressão ou a ira e as quotidianas tristezas. A mudança metodológica propiciada nesse paradigma para processos psicossociais de dominação e de exclusão de uma minoria, enfatiza a cultura na região Norte de Portugal. Importou-nos circunscrever tanto a palavra como o texto visual, o que teve como intenção uma busca de significados por estudantes universitários, sobre palavras soltas e figuras estáticas da criança. que vive e sente sensações, emoções e pensamentos, tantas vezes por exteriorizar.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0