Cuidado Coletivo na Atenção Primária à Saúde: formação dos profissionais

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, cuidado coletivo, educação superior, capacitação profissional

Resumo

O cuidado coletivo na Atenção Primária à Saúde mostra-se como uma das ações a serem desenvolvidas para que se possa constituir a integralidade na atenção às pessoas nos territórios, sendo vital refletir sobre a formação profissional na saúde. Objetiva-se analisar a formação inicial e permanente dos profissionais, da equipe da Atenção Primária à Saúde, para realizar as práticas do cuidado coletivo. Realizada pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com coleta por meio de entrevista com dentistas, educadores físicos, enfermeiros, médicos e psicólogos de Unidade Básica de Saúde e da Estratégia Saúde da Família de um município do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram processados pela análise conteúdo, modalidade temática. Captou-se que a prática do cuidado coletivo é realizada por meio de grupos, campanhas de saúde pública e orientações ao usuário, ainda fundamentadas no modelo biomédico, focada em ações individuais. A formação da graduação e pós-graduação foi fundamentada na concepção de saúde pública, porém, os psicólogos e educadores físicos demonstram mudanças iniciais em suas práticas, por construirem reflexões teórico-práticas durante as atividades de programa de pós-graduação e apoio do conselho de classe. Foram identificadas propostas de mudanças, referidas pelos profissionais da saúde, pautadas na formação e na organização do cuidado, tendo como eixo de reestruturação o modelo de atenção à saúde para a realização do cuidado coletivo. Há necessidade de se investir em estratégias junto aos gestores para a constituição de processos de mudanças na formação inicial e contínua dos profissionais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-09-25
Como Citar
Goering, M., & Chirelli, M. (2019). Cuidado Coletivo na Atenção Primária à Saúde: formação dos profissionais. Indagatio Didactica, 11(3), 99-114. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4918
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática