Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo

  • Óscar Mealha Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, DigiMedia
  • Isabel Alarcão CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-5356-0931
  • Carla Azevedo de Almeida CIDTFF da Universidade de Aveiro, Faculdade de Direito da Universidade do Porto
  • José Bessa Oliveira Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
  • José Tavares Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
  • Dayse Neri de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho https://orcid.org/0000-0003-3294-8624
Palavras-chave: marcadores, formação, inovação, pesquisa, análise qualitativa e quantitativa

Resumo

Este artigo repor ta investigação que tem por objetivo prospetivar a universidade do futuro. O estudo estabelece um horizonte de 20 anos e baseia a análise desta situação num modelo constituído por marcadores e concebido considerando a definição clássica de universidade, modelos organizacionais e cenários pré-determinados. A aplicação e validação do modelo recorre a uma dimensão empírica constituída por uma amostra de n=51 participantes. A informação qualitativa e quantitativa recolhida provem de diversas fontes de opinião/informação no contexto da discussão de cenários hipotéticos, de constructo teórico. Utilizaram-se instrumentos de registo audiovisual e técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação e escalas valorativas de opinião. Os contributos da aplicação deste modelo traduzem-se numa sistematização otimizada de opiniões, validação do modelo, generalização do processo a outros contextos de reflexão, técnicas híbridas qualitativas-quantitativas que permitem uma maior valoração dos resultados qualitativos suportada pelos sumários de estatística descritiva dos correspondentes dados quantitativos.

Biografias do Autor

Carla Azevedo de Almeida, CIDTFF da Universidade de Aveiro, Faculdade de Direito da Universidade do Porto




Dayse Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho



Publicado
2019-09-25
Como Citar
Mealha, Óscar, Alarcão, I., de Almeida, C., Oliveira, J., Tavares, J., & Neri de Souza, D. (2019). Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo. Indagatio Didactica, 11(3), 79-98. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4909
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática