Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: o emprego da aprendizagem baseada em desafios na elaboração de revisão de literatura
Resumo
Metodologias tradicionais de ensino e aprendizado no ensino super ior estão sendo questionadas se realmente são tão eficazes quanto se acredita que sejam. A aplicação de métodos inovadores de ensino e aprendizagem é essencial para motivar e gerar um espírito de aprendizagem e entusiasmo por parte dos estudantes, particularmente em relação à sua autonomia na autoria de textos científicos. Nesse sentido, a possibilidade do uso de novos recursos em prol do aprendizado evidenciam que novas práticas são necessárias para a fundamentação de temas de pesquisa. O objetivo deste artigo é apresentar o emprego da Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) para orientar a elaboração de revisão de literatura de temas de pesquisa. Para alcançar este objetivo, foi apresentada uma revisão de literatura sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, um referencial teórico sobre a ABD e um exemplo de emprego da metodologia na execução de pesquisa bibliográfica de um tema de pesquisa. A ABD, que é uma metodologia ativa de ensino, divide-se em três fases interligadas: engajar, pesquisar e agir. Toda a metodologia se apoia em um processo contínuo de documentação, reflexão e compartilhamento. O exemplo apresentado foca o tema Gestão da Inovação, cuja pesquisa bibliográfica foi realizada na base Scopus. Conclui-se que a aplicação da metodologia ABD orienta o pesquisador no processo de investigação e na elaboração de uma proposta mais fundamentada, além de trabalhar a construção da revisão de literatura.
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