Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem

  • Júlia Maria das Neves Carvalho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, Ensino Superior, Think-Pair-Share, Enfermagem

Resumo

Nos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair–Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas.

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Publicado
2017-01-24
Como Citar
das Neves Carvalho, J. M. (2017). Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Indagatio Didactica, 9(1), 63-74. https://doi.org/10.34624/id.v9i1.481
Secção
Acontece