Teacher For A Day – O estudante no papel do professor: Relato de uma experiência em contexto de aula prática no ensino de Enfermagem

  • Ana Filipa Cardoso Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Helena Felizardo Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Palavras-chave: Aprendizagem centrada no estudante, Enfermagem, Peer coaching

Resumo

As estratégias de aprendizagens centradas no estudante favorecem o desenvolvimento do seu potencial individual. O objetivo deste artigo é descrever a implementação de uma estratégia inovadora aplicada numa aula de prática laboratorial a 14 estudantes do 1º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. A instrução e o treino de um procedimento técnico foram realizados por um estudante de nível académico mais avançado (perito), supervisionado pelo professor, a estudantes do 1º ano (iniciados). No final da sessão, foi aplicado um questionário aos estudantes iniciados e ao perito, tendo sido a análise de dados concretizada de acordo com a metodologia de Bardin. O peer coaching beneficiou a criação de sinergias e a interação entre os estudantes, por permitir um espaço de partilha reflexiva e responsável. Os estudantes iniciados referiram, nas suas respostas ao questionário, que a estratégia foi inovadora, permitiu a livre expressão de sentimentos relativos ao contexto clínico, bem como o senso de conexão. Para eles, a estratégia parece potenciar a apropriação do conhecimento formal subjacente à prática instrumental, a segurança, a autoeficácia e a reflexão. Para o estudante perito, os benefícios foram o desenvolvimento da reflexão, da responsabilidade e do conhecimento formal e ético-profissional.

Publicado
2017-01-24
Como Citar
Cardoso, A. F., & Felizardo, H. (2017). Teacher For A Day – O estudante no papel do professor: Relato de uma experiência em contexto de aula prática no ensino de Enfermagem. Indagatio Didactica, 9(1), 50-62. https://doi.org/10.34624/id.v9i1.478
Secção
Acontece