Estratégias de aprendizagens ativas em estudantes de Enfermagem: Aprendizagem cooperativa e resolução de problemas

  • Ana-Bela Jesus Roldão Caetano Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Palavras-chave: Estratégias ativas, aprendizagem cooperativa, resolução de problemas, Enfermagem

Resumo

Estratégias específicas de aprendizagem ativa – aprendizagem cooperativa e resolução de problemas – foram aplicadas a 20 estudantes do 3º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, na unidade curricular de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. A resolução de problemas segue 4 etapas: definição do problema; apresentação de alternativas; seleção de alternativas e implementação de soluções. Neste contexto foram formuladas duas situações problema, onde os estudantes procuraram alternativas, selecionaram as mais adequadas, discutindo-as até chegarem a um consenso. A aprendizagem cooperativa assenta em cinco pilares, seguidos durante a resolução das situações problema: interdependência positiva; responsabilidade individual; interação presencial; uso apropriado de competências interpessoais/sociais e autoavaliação. Os estudantes foram organizados em grupos de 3, tendo sido atribuído um papel a cada estudante, seguindo as ‘normas’ da aprendizagem cooperativa. Ambas as estratégias foram utilizadas para comprovar a eficácia no envolvimento e contribuição no sucesso comum, enquanto grupo. No final da sessão  foi aplicado um questionário, tendo sido solicitado aos estudantes o relato de pontos fortes e fracos do uso das estratégias pedagógicas mencionadas. 55% dos estudantes referiram a aprendizagem cooperativa como extremamente importante para a sua aprendizagem e 45% consideraram-na muito importante. Quanto à resolução de problemas, 35% referiram-na como extremamente importante, enquanto 65% consideraram-na muito importante. Como pontos fortes, os estudantes elencaram o estímulo do pensamento crítico e reflexão. Finalmente, como pontos menos fortes, foi identificado o pouco tempo para o uso destas estratégias.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2017-01-24
Como Citar
Roldão Caetano, A.-B. J. (2017). Estratégias de aprendizagens ativas em estudantes de Enfermagem: Aprendizagem cooperativa e resolução de problemas. Indagatio Didactica, 9(1), 38-49. https://doi.org/10.34624/id.v9i1.475
Secção
Acontece