A avaliação do desenvolvimento profissional do professor

  • Alexandra Nunes Agrupamento de Escolas do Búzio
Palavras-chave: Avaliação, aprendizagem, desenvolvimento profissional do professor

Resumo

No presente artigo apresentamos uma breve reflexão sobre a avaliação do desenvolvimento profissional do professor. Assim, impõe-se desde logo a clarificação do próprio conceito de desenvolvimento profissional e da corrente epistemológica em que nos situamos, bem como uma ponderação sobre as actuais correntes avaliativas e sobre o modo como estas se projectam na aprendizagem e no crescimento profissional docente. Da concepção deste texto emanam duas conclusões basilares. Primeiro, o processo de avaliação só poderá ser convincente quando o seu desenrolar assenta numa filosofia de melhoria do ensino e do reforço de práticas eficazes. Em segundo lugar, a validade dos resultados do mesmo não pode ser dissociada do seu nível de abrangência, quer ao nível dos intervenientes quer ao nível dos processos utilizados.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2009-05-06
Como Citar
Nunes, A. (2009). A avaliação do desenvolvimento profissional do professor. Indagatio Didactica, 1(1), 112-126. https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4571
Secção
Avaliação em educação