Metodologías y enseianza de la investigación en los programas dedoctorado en educación: análisis de una experiencia
Resumo
A relevância que na actualidade se vem dando à docência no âmbito universitário, as peculiaridades e dificuldades que o ensino da investigação tem no âmbito educativo, assim como as questões específicas, dilemas e desafios colocados pelo ensino das metodologias de investigação em educação, representam uma excelente oportunidade para reflectir e avaliar esta situação e dar resposta a uma série de questões suscitadas a este respeito. Tomando como referência a Universidade de Huelva, os programas de doutoramento em educação e os cursos sobre metodologias de investigação, este trabalho recolhe, por um lado, as opiniões dos estudantes e professores envolvidos nos cursos sobre metodologias de investigação em educação de cinco programas de doutoramento oferecidos durante o biénio 2005-07 e, por outro, analiza, do ponto de vista metodológico, os conteúdos dos cursos oferecidos e os trabalhos de investigação apresentados pelos estudantes durante esse mesmo período. Da análise realizada derivam-se implicações para o ensino das metodologias de investigação no âmbito educativo.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0