Metodologías y enseianza de la investigación en los programas dedoctorado en educación: análisis de una experiencia

  • Ángel Boza Carreio Universdade de Huelva
  • José Manuel Coronel Llamas Universidad de Huelva
Palavras-chave: ensino superior, ensino da investigação, programas de doutoramento, metodologias de investigação

Resumo

A relevância que na actualidade se vem dando à docência no âmbito universitário, as peculiaridades e dificuldades que o ensino da investigação tem no âmbito educativo, assim como as questões específicas, dilemas e desafios colocados pelo ensino das metodologias de investigação em educação, representam uma excelente oportunidade para reflectir e avaliar esta situação e dar resposta a uma série de questões suscitadas a este respeito. Tomando como referência a Universidade de Huelva, os programas de doutoramento em educação e os cursos sobre metodologias de investigação, este trabalho recolhe, por um lado, as opiniões dos estudantes e professores envolvidos nos cursos sobre metodologias de investigação em educação de cinco programas de doutoramento oferecidos durante o biénio 2005-07 e, por outro, analiza, do ponto de vista metodológico, os conteúdos dos cursos oferecidos e os trabalhos de investigação apresentados pelos estudantes durante esse mesmo período. Da análise realizada derivam-se implicações para o ensino das metodologias de investigação no âmbito educativo.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2009-05-06
Como Citar
Carreio, Ángel, & Llamas, J. (2009). Metodologías y enseianza de la investigación en los programas dedoctorado en educación: análisis de una experiencia. Indagatio Didactica, 1(1), 76-111. https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4570
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática