Projeto “Tax Bem”: Um ambiente virtual colaborativo para alunos com perturbação do espetro autista

  • Cláudia Cruz Universidade de Aveiro
  • Isabel Araújo Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Luís Pereira Universidade de Aveiro
  • Lurdes Martins Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Ambientes virtuais colaborativos, escola inclusiva, perturbação do espetro autista

Resumo

O projeto “Tax Bem” pretende, através da criação de um mundo virtual colaborativo, promover a inclusão de alunos com Perturbação do Espetro-Autista (P.E.A.) em turmas regulares do terceiro ciclo de escolaridade. Fomentar formas de colaboração e de socialização, em que alunos com P.E.A. interajam, numa ilha virtual designada Amiko, com os restantes colegas da turma, poderá facilitar o desenvolvimento de competências que promovam o processo de inclusão social, procurando generalizar comportamentos mais assertivos para situações da vida real. O envolvimento de todos os alunos na dinamização de um serious game procura a consciencialização e o respeito pelas diferenças individuais, valorizando a contribuição de cada um. Esta proposta de ferramenta, desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular Multimédia e Acessibilidade, do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, será disponibilizada numa página Web, com o objetivo de informar e envolver o maior número possível de intervenientes no processo educativo.

Publicado
2011-11-05
Como Citar
Cruz, C., Araújo, I., Pereira, L., & Martins, L. (2011). Projeto “Tax Bem”: Um ambiente virtual colaborativo para alunos com perturbação do espetro autista. Indagatio Didactica, 3(2), 285-295. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4552
Secção
Tecnologias da informação em educação