Tecnologias Emergentes no design for all: um projeto para o 1º Ciclo

  • Fátima Pais Universidade de Aveiro
  • Sandra Vasconcelos Universidade de Aveiro
  • Susana Capitão Universidade de Aveiro
  • Margarida Almeida Universidade de Aveiro
Palavras-chave: inclusão, acessibilidade, dispositivos móveis, realidade aumentada, necessidades educativas especiais

Resumo

Atualmente, não obstante a ubiquidade e papel fundamental desempenhado pela tecnologia, continuam a verificar-se problemas ao nível do acesso e usabilidade de conteúdos por todos. No presente artigo é abordada a problemática dos alunos do primeiro ciclo com limitações, sendo apresentada uma ideia que visa a concretização de um projeto acessível a todos. Com esta proposta pretende-se demonstrar a importância da utilização de dispositivos móveis e as potencialidades da Realidade Aumentada e dos Ambientes Inteligentes no desenvolvimento de competências funcionais e na promoção da inclusão. Tendo por base as tecnologias emergentes é apresentado o estado da arte, sendo ainda descritos protótipos e modelos ilustrativos da ideia a desenvolver, as diferentes fases projetuais, sendo posteriormente elencadas algumas das suas vantagens, potencialidades e dificuldades.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-11-05
Como Citar
Pais, F., Vasconcelos, S., Capitão, S., & Almeida, M. (2011). Tecnologias Emergentes no design for all: um projeto para o 1º Ciclo. Indagatio Didactica, 3(2), 240-272. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4550
Secção
Tecnologias da informação em educação