Atendimento Educacional Especializado: análise do índice de evasão de professores em curso de pós-graduação, na modalidade a distância

  • Sandra Martins Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP/Marília
  • Caroline Martins Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP/Marília
  • Claudia Giroto Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP/Marília
  • Rosimar Poker Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP/Marília
  • Simone Milanez Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP/Marília
  • Eliza Lippe Universidade Estadual Campinas – UNICAMP
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Educação a Distância, Tecnologias Educacionais, Educação Especial, Formação Continuada de professores

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis causas para a evasão de participantes em cursos a distância. Neste sentido, serão analisados os dados coletados no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE, financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação - SECAD/MEC e Universidade Aberta do Brasil - UAB. O objetivo do curso consiste em formar professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais das escolas comuns para realizar atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais determinadas por deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para analisar os dados de evasão no primeiro semestre do curso, que se encontra em desenvolvimento, considerou-se o universo total da amostra de 1349 participantes, inscritos no curso a distância, dos quais 216 foram desligados, por solicitarem desistência ou porque deixaram de acessar o ambiente virtual de aprendizagem – AVA / Plataforma Teleduc, demonstrando desinteresse pelo curso. Entretanto, as informações que seguem objetivam apresentar e discutir apenas os dados tabulados de 98 participantes que oficializaram o desligamento do curso enviando o Termo de Desistência online. Os resultados revelaram como principal motivo de desistência problemas pessoais, falta de tempo para dedicação a um curso EaD, além de dificuldades no uso de TICs e das ferramentas disponíveis no AVA. Aponta ainda para importância e desenvolvimento de ações de inclusão digital e de organização de polos de apoio presencial, como forma de amenizar as barreiras de acessibilidade tecnológicas e o índice de evasão, em cursos desta natureza.

Publicado
2011-11-05
Como Citar
Martins, S., Martins, C., Giroto, C., Poker, R., Milanez, S., & Lippe, E. (2011). Atendimento Educacional Especializado: análise do índice de evasão de professores em curso de pós-graduação, na modalidade a distância. Indagatio Didactica, 3(2), 202-228. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4548
Secção
Tecnologias da informação em educação