Perfil dos professores participantes da 2ª edição do Curso de LIBRAS a Distância: uma proposta de formação continuada no contexto educacional inclusivo

  • Simone Milanez Departamento de Educação Especial, Unesp
  • Sandra Martins Departamento de Educação Especial, Unesp
  • Claudia Giroto Departamento de Educação Especial, Unesp
  • Rosimar Poker Departamento de Educação Especial, Unesp
Palavras-chave: Libras, Formação Continuada de Professores, Educação Especial, Ensino a Distância

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise do perfil dos participantes da segunda edição do Curso de Extensão “Libras à distância: uma proposta de formação continuada de professores no contexto educacional inclusivo”, financiado pelo Programa de Formação Continuada de professores em Educação Especial, da SEESP/MEC e apoio da UAB, cujo objetivo foi promover uma reflexão teórico-prático-discursiva sobre a importância da Libras, na educação de surdos. O curso foi desenvolvido pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília, na modalidade à distância. 548 professores em exercício na rede pública de ensino, vinculados a 19 Secretarias e/ou Diretorias de Ensino de várias regiões do Brasil participaram do curso. Os dados dos participantes foram coletados a partir das respostas do questionário da avaliação diagnóstica realizada na etapa pré-matrícula do curso. Em geral, as informações versaram sobre a localidade em que residiam os participantes, o estado civil, a constituição familiar, a formação escolar e a experiência profissional dos participantes em relação à educação especial. Realizou-se uma análise quantitativa e descritiva dos dados. As informações apresentadas referem-se a uma síntese dos resultados encontrados no total de amostra investigada. Com a divulgação do perfil dos cursistas, espera-se contribuir para a organização de novos cursos de extensão, na área da surdez, na modalidade a distância, que visem à formação em serviço de professores na perspetiva da Educação Inclusiva.

Publicado
2011-11-05
Como Citar
Milanez, S., Martins, S., Giroto, C., & Poker, R. (2011). Perfil dos professores participantes da 2ª edição do Curso de LIBRAS a Distância: uma proposta de formação continuada no contexto educacional inclusivo. Indagatio Didactica, 3(2), 178-192. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4546
Secção
Tecnologias da informação em educação