Proposta de recurso didático acessível: CD de Novas Tecnologias da Comunicação

  • Rui Lopes Universidade de Aveiro
Palavras-chave: acesso fácil e imediato, acessibilidade, Plug-and-Play, direitos autorais

Resumo

Da necessidade de adaptar conteúdos para um aluno com Necessidades Educativas Especiais, surge a ideia de se proporcionar um acesso fácil e rápido de conteúdos adaptados. A forma escolhida para disponibilizar foi a de compilar num CD autoexecutável, com uma plataforma em HTML como suporte para a navegação. A tecnologia já permite a utilização e o desenvolvimento de equipamentos e programas informáticos, que auxiliam, ou chegam a ser, as únicas formas de acesso que as pessoas com essas necessidades dispõem para a sua formação e informação. Foi usado o plano curricular para modelar a forma de navegar pelos conteúdos, sempre com a principal preocupação centrada na acessibilidade. As pesquisas e testes conduziram ao produto final, sabendo de antemão que os caminhos podiam ser outros ou melhorados agora que foi executado. O desenho foi pensado para apresentar primordialmente em texto, pois a imagem é complexa e muito subjetiva de se apresentar e descrever. Os formatos dos ficheiros utilizados são em PDF, DOC e XLS, por serem mais comuns, por razões de robustez e por serem conteúdos de estudo.

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Publicado
2011-11-05
Como Citar
Lopes, R. (2011). Proposta de recurso didático acessível: CD de Novas Tecnologias da Comunicação. Indagatio Didactica, 3(2), 156-166. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4544
Secção
Tecnologias da informação em educação