O b-learning ao serviço da educação da comunidade surda

  • José Lagarto Universidade Católica Portuguesa
  • Ana Mineiro Universidade Católica Portuguesa
Palavras-chave: ensino a distância, blended Learning, ensino de surdos, língua gestual portuguesa

Resumo

O artigo que se apresenta resulta de um estudo de caso com características exploratórias, onde se analisa a implementação de um curso de licenciatura em Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa e desenvolvido em regime de blended learning (b-learning). Com este estudo pretende-se identificar a adequação dos modelos de ensino a distância a populações com características específicas, inibidoras da frequência de estudos em regimes presenciais. Neste caso o público-alvo do curso desenvolvido são pessoas que sofrem de deficiência auditiva profunda. A prática observada permite dizer que existem já ferramentas no domínio das TIC e da Web 2.0 que são propiciadoras de processos de inclusão, em particular da digital. A opção de utilização de ferramentas recentes mostra que o desenvolvimento das TIC propicia novas soluções para problemas antigos e que, de algum modo, inibiam o desenvolvimento de competências de ordem cognitiva em públicos com características específicas.

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Publicado
2011-11-05
Como Citar
Lagarto, J., & Mineiro, A. (2011). O b-learning ao serviço da educação da comunidade surda. Indagatio Didactica, 3(2), 144-155. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4543
Secção
Tecnologias da informação em educação