Interacción didáctica de personas sordas y oyentes en un campus virtual accesible: curso en línea de especialización en Lengua de Signos Española y su interpretación

  • José Antonio Ortega Carrillo Universidad de Granada- Grupo Internacional de Investigación "Tecnología Educativa e Investigación Social”
  • Alba María Hernández Sánchez Universidad de Granada- Grupo Internacional de Investigación "Tecnología Educativa e Investigación Social”
Palavras-chave: Acessibilidade, campus virtual, surdez, língua gestual espanhola, tele-interpretação online, videoconferência, fóruns virtuais acessíveis, avaliação

Resumo

Este artigo descreve de forma sintética uma experiência formativa semipresencial em que interagiram pela primeira vez pessoas surdas, hipoacústicas e ouvintes na aprendizagem da Língua Gestual Espanhola. O campus virtual Mundosigno campus virtual, onde se desenvolveu recentemente esta experiência de co-aprendizagem, ganhou o Selo Europeu para a Inovação em Ensino e Aprendizagem de Línguas em 2009. Integra sistemas de videoconferência multiponto, que permitem a lecionação on-line em pequenos grupos, realização de sessões de orientação tutorial on-line, participação em fóruns com mensagens personalizadas gravadas em língua gestual e a incorporação da tele-interpretação como veículo de comunicação entre surdos e ouvintes. Este trabalho apresenta uma previsão dos resultados do questionário de satisfação global, constituído para avaliar este programa inovador. Este instrumento está estruturado em seis dimensões que indagam sobre experiências pessoais dos alunos na educação a distância, as informações recebidas antes do início do curso, o nível de satisfação atingido com o progresso da aprendizagem, aspetos organizacionais e tutoriais e as relações afetivo-sociais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-11-05
Como Citar
Carrillo, J., & Sánchez, A. (2011). Interacción didáctica de personas sordas y oyentes en un campus virtual accesible: curso en línea de especialización en Lengua de Signos Española y su interpretación. Indagatio Didactica, 3(2), 113-128. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4541
Secção
Tecnologias da informação em educação