Interacción didáctica de personas sordas y oyentes en un campus virtual accesible: curso en línea de especialización en Lengua de Signos Española y su interpretación
Resumo
Este artigo descreve de forma sintética uma experiência formativa semipresencial em que interagiram pela primeira vez pessoas surdas, hipoacústicas e ouvintes na aprendizagem da Língua Gestual Espanhola. O campus virtual Mundosigno campus virtual, onde se desenvolveu recentemente esta experiência de co-aprendizagem, ganhou o Selo Europeu para a Inovação em Ensino e Aprendizagem de Línguas em 2009. Integra sistemas de videoconferência multiponto, que permitem a lecionação on-line em pequenos grupos, realização de sessões de orientação tutorial on-line, participação em fóruns com mensagens personalizadas gravadas em língua gestual e a incorporação da tele-interpretação como veículo de comunicação entre surdos e ouvintes. Este trabalho apresenta uma previsão dos resultados do questionário de satisfação global, constituído para avaliar este programa inovador. Este instrumento está estruturado em seis dimensões que indagam sobre experiências pessoais dos alunos na educação a distância, as informações recebidas antes do início do curso, o nível de satisfação atingido com o progresso da aprendizagem, aspetos organizacionais e tutoriais e as relações afetivo-sociais.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0