O uso das TIC por jovens portadores de T21: um estudo de caso

  • Maria do Rosário Quelhas Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Maria Helena Mesquita Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: Deficiência Intelectual, Inclusão, Necessidades Educativas Especiais, Tecnologias de Informação e Comunicação, Trissomia 21

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de Trissomia 21 (T21), que frequentam o Ensino Básico. Orientada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e especificamente de T21, a investigação desenvolveu-se em torno das duas únicas alunas portadoras de T21 de um agrupamento de escolas do centro do país. Os resultados apurados da aplicação e análise de entrevistas aos professores e aos pais destas alunas permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados no uso de TIC por estas jovens, bem como sua a capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptado. Verificou-se ainda a importância de promover a formação adequada, especializada e orientada para as NEE, dos professores que recorrem a TIC em atividades com alunos portadores de T21, como condição de máxima importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.

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Publicado
2011-11-05
Como Citar
Quelhas, M., & Mesquita, M. (2011). O uso das TIC por jovens portadores de T21: um estudo de caso. Indagatio Didactica, 3(2), 92-112. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4540
Secção
Tecnologias da informação em educação