O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias

  • Susana Capitão Universidade de Aveiro
  • Ana Margarida Almeida Departamento de Comunicação e Arte/CETAC.MEDIA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: inclusão, envolvimento parental, tecnologias da informação e comunicação, necessidades educativas especiais

Resumo

A inclusão digital é também uma forma de inclusão social, ao permitir que alunos com necessidades educativas especiais consigam ter um maior acesso à informação e participação na sociedade. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o modo como as TIC podem promover essa inclusão. Desta forma, é evidenciada a importância de uma maior aproximação entre escola-família, descrevendo-se as vantagens para o aluno, família e professores da maior participação da família na escola. É também abordado de que forma o uso das TIC pode ser facilitador desta aproximação e melhorar a inclusão da pessoa com deficiência.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-11-05
Como Citar
Capitão, S., & Almeida, A. (2011). O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias. Indagatio Didactica, 3(2), 56-67. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538
Secção
Tecnologias da informação em educação