Apoios Tecnológicos para Todos: Sonho ou Realidade? Contributo para o estudo dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial

  • Anabela Mota Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa
  • Isabel Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa
Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento, Inclusão Digital, Educação Especial, Tecnologia e Educação, Centros de Recursos TIC (CRTIC)

Resumo

Os Centros de Recursos em Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC), para a Educação Especial foram implementados, dando seguimento à aplicação do Plano de A ção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade (PAIPDI em 2006/2009) e à concretização de medidas políticas de Inclusão Digital. Esta decisão política também está relacionada com a reforma da Educação Especial, de acordo com a implementação do Decreto-Lei n.º 3/08, de 7 de janeiro. Estes centros, na atual sociedade do conhecimento e da informação, podem constituir-se como uma mais-valia para os alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais (NEE), contribuindo para minorar as suas limitações físicas e intelectuais, assim como aumentar a sua qualidade de vida, inclusão na sociedade e numa profissão. O nosso objetivo, com este artigo, é perceber até que ponto as intencionalidades e as normas orientadoras desta medida política têm expressão nas práticas desenvolvidas pelos centros, junto dos alunos considerados com necessidades educativas especiais. Percebeu-se que a medida foi bem acolhida, mas que ainda há um longo caminho a percorrer até que consiga dar resposta às expectativas criadas à sua volta.

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Publicado
2011-11-05
Como Citar
Mota, A., & Sanches, I. (2011). Apoios Tecnológicos para Todos: Sonho ou Realidade? Contributo para o estudo dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial. Indagatio Didactica, 3(2), 34-55. https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4537
Secção
Tecnologias da informação em educação