Apoios Tecnológicos para Todos: Sonho ou Realidade? Contributo para o estudo dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
Resumo
Os Centros de Recursos em Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC), para a Educação Especial foram implementados, dando seguimento à aplicação do Plano de A ção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade (PAIPDI em 2006/2009) e à concretização de medidas políticas de Inclusão Digital. Esta decisão política também está relacionada com a reforma da Educação Especial, de acordo com a implementação do Decreto-Lei n.º 3/08, de 7 de janeiro. Estes centros, na atual sociedade do conhecimento e da informação, podem constituir-se como uma mais-valia para os alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais (NEE), contribuindo para minorar as suas limitações físicas e intelectuais, assim como aumentar a sua qualidade de vida, inclusão na sociedade e numa profissão. O nosso objetivo, com este artigo, é perceber até que ponto as intencionalidades e as normas orientadoras desta medida política têm expressão nas práticas desenvolvidas pelos centros, junto dos alunos considerados com necessidades educativas especiais. Percebeu-se que a medida foi bem acolhida, mas que ainda há um longo caminho a percorrer até que consiga dar resposta às expectativas criadas à sua volta.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0